A pergunta de hoje é do Toninho sobre Respiração para Cantar, ele diz o seguinte:

É sou um músico profissional e depois de muito tempo resolvi cantar, mas sinto dificuldades na respiração, qual que é a sua avaliação, se tem um exercício para melhorar e cantar mais confortável.

Toninho

Lembrando que esse conteúdo é parte do #ProfGlauciaResponde, uma forma a qual você pergunta o que quiser, e eu respondo os comentários com videos.

A Respiração para Cantar

Respiração é um tópico bem falado entre os cantores e professores de canto, e realmente a respiração para cantar precisa ser bem trabalhada sim.

De forma a ajudar você, cantor, a controlar a respiração para cantar e o fluxo de ar e o ar que está soltando. Mas além de controlar, precisamos entender um pouco sobre essa pressurização, essa pressão que a gente fala subglótica e supraglótico, enfim a gente tem que entender um pouco dessa expressões.

Até falei sobre isso em um vídeo passado, porque minha garganta dói quando eu canto, dá uma olhadinha, lá eu demonstrei no vídeo essas pressões e o que que acontece.

Não sei exatamente, qual a sua dificuldade, mas como professora, eu posso te dar um exercício que vai te ajudar a trabalhar e inspiração para você entender, o que tá acontecendo.

Exercício de Respiração

Você vai inspirar, tentando encher todo pulmão e vai soltar em “S” equilibrado, (como no video em 1:51), então você inspira, sente as costelas abrindo.

Cuidado não pode ser assim como demonstrado em 2:00.

Tem de ser um um ar uniforme e você começa a trabalhar em 4 tempos, 8, 12 e assim sucessivamente, você inspira, encheu o pulmão, e solta nos tempos escolhidos e solta o ar, e, seguida, faz de novo,

Depois que você fez com “S”, você pode fazer com a consoante “Z”, porque dessa forma, suas pregas vocais estarão vibrando, ao contrário do “S” que não vibra, logo você perde muito mais ar com “Z”.

Esse é um bom começo para você trabalhar sua respiração, presta atenção na inspiração e vai soltando aos pouquinhos e vai aumentando conforme vai avançando.


Receba dicas exclusivas de Canto!

Receba dicas exclusivas de Canto!

Ao preencher os seus dados abaixo, você receberá dicas exclusivas sobre como cantar bem, bonito e encantar sua plateia, para receber todas as minhas dicas, basta se inscrever abaixo...

Tags: | | | | | | | |

Sobre o Autor

Gláucia Quites
Gláucia Quites

Gláucia Quites é cantora, locutora e preparadora Vocal, especialista em Singing Art. Hoje atua não só como cantora e locutora, mas intensamente como preparadora vocal em estúdio de gravação e com seus alunos. Gláucia Já fez vários cursos e participou de oficinas de canto, dentre eles o da cantora Italiana Francesca Della Monica, especialista em Della Voce, fez o Curso de extensão da UFMG “ Belting” e também o Curso de capacitação para professores de canto da Full Voice Studios.

1 Comentário

  1. Olá Glaucia eu sempre tive o sonho de ser um cantor profissional, mas nunca tive ninguém pra mim ensinar a cantar corretamente, você me ajuda muito. Obrigado fica com Deus.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *