O #ProfeGlauciaResponde é o novo quadro do meu canal no YouTube, com o objetivo em responder as perguntas deixadas pelos meus seguidores nos comentários dos meus vídeos, e assim, ajudar você e entender e aprender a como cantar bem e do jeito certo.

Sobre Ficar Rouco e/ou Machucar a Garganta

Ficar rouco ou machucar a garganta, ou seja, ela ficar doendo, por que isso acontece?

Já se fez essa pergunta?

Devido ao grande esforço local e a falta de técnica vocal, os cantores que não fazem esses ajustes musculares corretos, principalmente quando se quer cantar notas agudas ou notas altas.

Vira e mexe recebo mensagem dos meus seguidores relatando esse mesmo problema:

Nossa prof, minha garganta está doendo, dói muito e quando eu canto eu fico rouco constantemente

Eu sinto um aperto na garganta quando eu canto uma música

Canto uma música já ficou rouco logo em seguida

Para esclarecer por que isso acontece, e fazer você também entender por que a gente não pode cantar com muita força, eu preciso primeiro explicar uma coisa importante.

A imagem exibida no vídeo, você pode ver o trato vocal, que é um tubo que começa nas pregas vocais e vai até a boca.

Quando você canta o ar ele vem dos pulmões e passam pelas pregas vocais, que vibram e emitem o som, é interessante essa imagem que você pode ver no vídeo, porque vemos as ondas sonoras indo e voltando, e nessas ondas sonoras tem moléculas que estão em movimento, nesse caso a agitação delas é normal.

Então se você empurra muito ar, passando pelas nossas pregas vocais, e produzindo mais som, vai ter mais moléculas agitadas dentro do mesmo espaço, que é o trato vocal, ou seja, tem muito mais ocupando o mesmo espaço.

Exemplo Prático

Pense em uma garrafa de refrigerante, ela está em repouso belezinha, agora lembre que dentro desta garrafa tem ali as moléculas do gás, além daquele refrigerante, se você digitar essa garrafa, o que vai acontecer, as moléculas ficam muito agitadas dentro do mesmo espaço.

A velocidade dessas moléculas aumenta muito e se você abrir a tampa ela vaza bastante, ou seja, as moléculas começam a bater fortemente nas paredes da garrafa querendo então expandir, quando vai abrir a tampa o líquido vai sair para fora rapidamente.

O mesmo acontece no nosso trato vocal, se quando você está cantando, empurra muito ar nas suas pregas vocais, você vai estar aumentando também essa pressão, e a pressão gera velocidade dessas moléculas, elas vão ficar super agitadas e vão sair batendo nas paredes do seu trato vocal com muito mais força.

Elas voltam também com força nas suas pregas vocais fazendo você sentir o que um desconforto quando você canta, por exemplo notas agudas, existe uma tendência a subir e diminui o espaço entre a prega vocal e o filtro, que seria no caso, o trato vocal, então ele fica mais apertado, e assim, elas têm menos espaço e elas acabam um batendo na outra com força.

Por esse motivo, principalmente em notas agudas, é que não deve fazer muita força pra não aumentar essa pressão, no caso a pressão interfere no seu resultado sonoro, então o cantor deve saber controlar todas essas pressões que eu acabei de falar.

Conclusão

Então fechando essa questão aqui, se você está sentindo dores e desconforto na garganta e perdendo aí a sua voz depois que você canta é sinal de muito esforço vocal e descontrole também dessas pressões que eu acabei de falar, se você quer cantar por muito tempo, você tem que estudar sim técnica vocal.


Receba dicas exclusivas de Canto!

Receba dicas exclusivas de Canto!

Ao preencher os seus dados abaixo, você receberá dicas exclusivas sobre como cantar bem, bonito e encantar sua plateia, para receber todas as minhas dicas, basta se inscrever abaixo...

Tags: | | | | | | | |

Sobre o Autor

Gláucia Quites
Gláucia Quites

Gláucia Quites é cantora, locutora e preparadora Vocal, especialista em Singing Art. Hoje atua não só como cantora e locutora, mas intensamente como preparadora vocal em estúdio de gravação e com seus alunos. Gláucia Já fez vários cursos e participou de oficinas de canto, dentre eles o da cantora Italiana Francesca Della Monica, especialista em Della Voce, fez o Curso de extensão da UFMG “ Belting” e também o Curso de capacitação para professores de canto da Full Voice Studios.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *