Exercício para melhorar a potência na voz

Para você sentir a diferença entre leveza e força eu quero que você faça um vocalize primeiro para acostumar a não emitir muito ar no primeiro momento.

Vamos fazer esse exercício primeiro, porque a gente já prepara o nosso aparelho fonador, e a gente já se concentra para não jogar muito ar para não sobrar muito.

Vamos falar um pouco do fluxo,  trabalhar o ar que passa pelas suas pregas vocais com leveza.

Faça o U, então vocaliza isso, eu não estou fazendo assim com força, é como se tivesse a sensação de ovo na boca o shape muda

É um U misturado com O, lembra que eu falei da articulação que ela também é um ponto importante na potencia

Tentem fazer vocês mesmo, colocando a boca um pouco fechada com o mesmo sopro o mesmo tanto de ar que você esta emitindo, depois você coloca a posição shape correto para cantar essa vogal.

Para vocês entenderem melhor, imaginem  estar dentro de uma caverna e a sua voz amplifica e você falou na mesma altura você não colocou o
volume nem um , numa caverna sua voz ecoa, se você for para uma caverna pequenininha, bem baixinha o som vai ficar magrinho a mesma coisa acontece com o seu shape, então isso é muito importante,  conseguiu fazer, conseguiu notar a diferença que é você fechando um pouco a boca com o mesmo volume, ou melhor com a mesma intensidade de ar e depois com o shape correto.

O exercício é simplesmente isso a gente faz uma uma escalinha muito tranquilinha.

hoje em dia é fácil,  existem muitos App de piano, que a gente  baixa no nosso telefone, você aperta a nota que você quiser,  aperta outra tecla de meio em meio tom vai subindo as teclinhas de meio em meio tom, branquinha dai pretinha , do MI para o FA e meio tom,  você tem o tom ali pra você.

Então esse  é o primeiro exercício que você vai fazer, e  pra que serve esse exercício, pra você ter um bom controle de fluxo aéreo do seu ar, eu não quero você fazendo assim colocando força aonde não precisa, neste momento não, porque a gente está trabalhando potência vocal.

Eu já posso fazer com muito volume quando estou cantando e eu quero dar mais volume, dai eu coloco mais potência mais volume na verdade eu abro o shape e eu articulo e faço bem a projeção da voz.

O microfone ele é excelente, para proteger sua voz porque você está cantando, você não precisa emitir nem colocar muito volume.

Agora eu já estou acostumada com o meu aparelho fonatório a minha musculatura já foi preparada, então eu hoje posso por exemplo chegar na academia , estou fazendo aqui uma analogia , e pegar 100 quilos, claro que não, porque se eu pegar 100 quilos na academia eu vou morrer não consigo.

Eu estou falando vocalmente, então hoje eu posso colocar volume que eu não vou ficar rouca a minha musculatura está preparada para isso, entendeu porque a gente fica roco quando a gente vai no estádio vai lá ver o seu time jogar, em um show maravilhoso a gente grita igual um condenado porque a gente grita de qualquer jeito a gente não tá preparado
É difícil praticar e entender que eu posso gritar, porem tem que ser igual como eu canto, com muita atenção e cuidado.

Continuando sempre trabalhando a sua voz e praticando os exercícios que você vai fazer um bom trabalho com a sua voz.

Até a próxima.


Receba dicas exclusivas de Canto!

Receba dicas exclusivas de Canto!

Ao preencher os seus dados abaixo, você receberá dicas exclusivas sobre como cantar bem, bonito e encantar sua plateia, para receber todas as minhas dicas, basta se inscrever abaixo...

Sobre o Autor

Gláucia Quites
Gláucia Quites

Gláucia Quites é cantora, locutora e preparadora Vocal, especialista em Singing Art. Hoje atua não só como cantora e locutora, mas intensamente como preparadora vocal em estúdio de gravação e com seus alunos. Gláucia Já fez vários cursos e participou de oficinas de canto, dentre eles o da cantora Italiana Francesca Della Monica, especialista em Della Voce, fez o Curso de extensão da UFMG “ Belting” e também o Curso de capacitação para professores de canto da Full Voice Studios.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *